Parece incrível, não? Bem, mas não eram as mil maravilhas. Não era uma suíte de
desenvolvimento completa. Ela tinha sérias limitações no tamanho dos jogos que poderiam ser criados, então a maioria dos jogos caseiros parecia mais games ruins de PC do final dos anos 80 do que jogos de PSOne. O kit também surgiu cedo demais, quando a internet era um luxo e tornava quase impossível o compartilhamento dos jogos que você criava.
Por isso, o Net Yaroze durou apenas alguns anos. Nunca houve uma nova versão desse kit, mas em 2002 a Sony foi mais longe e lançou o Linux para PlayStation 2.
O kit de desenvolvimento de Linux para o PlayStation 2 não só permitiu que os usuários criassem seus próprios softwares, mas, sendo um sistema operacional completo, ele transformava seu console em um computador. Embora tenha provocado o surgimento de uma série de emuladores no PS2, rodando desde os antigos jogos de NES até… os antigos jogos de SNES, o kit facilitava o compartilhamento online dos jogos criados.
Mas o Linux para PlayStation 2 ainda sofria de outros problemas semelhantes aos do Yaroze Net, como restrições de tamanho e uma incapacidade de criar jogos que usassem o drive de DVD do PlayStation 2. Outro problema é que só era possível rodar jogos de PS2 criados no Linux se você tivesse o Linux no seu console. E, como nem todos tinham o conhecimento técnico ou o próprio kit instalado, poucas pessoas podiam realmente conhecer jogos novos.
O lado positivo? Ele vinha com um kit muito legal de teclado e mouse com a marca PS2.
Então, como você pode ver, quando a Sony eliminou o suporte para Linux não estava apenas matando uma característica do PS3. Estava pondo fim a 13 anos de uma política que permitia a usuários fazerem coisas legais e personalizarem seus videogames. Isso pode não ser uma desculpa para as ações dos “hackers militantes” que supostamente derrubaram a PSN, mas dá uma ideia de por que a comunidade ficou tão irritada quando o suporte ao Linux foi banido do PlayStation 3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não utilize palavras de baixo calão.
Não coloque links no comentário para divulgar seu blog ou site.
Os comentários serão revisados.