A história dos Videos Games

A história dos Videos Games - Primeira Parte

Desde o lançamento do Super Nintendo em 1990 a Nintendo liderava as vendas da indústria. Sua posição confortável lhe permitiu estender a vida útil do console e planejar com mais calma o lançamento de sua próxima plataforma. Ao contrário do que acontecera com o Super Nintendo – que fora desenvolvido às pressas –, a Nintendo articulou com Sony e Philips o desenvolvimento de um novo periférico que permitiria ao SNES rodar jogos em CD. Essa mesma tecnologia deveria ser utilizada por seu próximo console. As coisas não saíram conforme planejado . Já era 1993, a antiga aliada Sony estava prestes a lançar seu primeiro console, o PlayStation, e a Big N sequer tinha o fornecedor do chip gráfico do seu próximo console.

Mesmo com o lançamento do PlayStation, o Super Nintendo continuou líder de vendas por um bom tempo - A História dos Vídeo Games - Nintendo Blast O mercado vivia a sensação dos consoles 32-bit. Só se ouvia falar em “meu console tem mais bits que o seu”, ou “os gráficos do meu são melhor do que os do seu” – esse era o clima do início da década de 1990. Apesar da chegada da 5 geração de consoles, o console 16-bit da Nintendo ainda reinava absoluto. Com mais de 49 milhões de unidades vendidas, o Super Nintendo consolidou a hegemonia da Big N frente às investidas da SEGA com o Mega Drive e com o Saturn.

A posição da empresa era confortável. Diferente da correria que fora o desenvolvimento do Super Nintendo, agora a Nintendo poderia planejar e arquitetar seu mais novo console levando em consideração as variáveis do mercado. Não havia necessidade de pressa como houvera antes. Haviam planos de desenvolver um periférico em parceria com a Sony que possibilitaria o SNES ler CDs e, dessa forma, estender mais ainda o ciclo de vida do console. O SNES-CD, como ficou conhecido o periférico, serviria de base para a tecnologia utilizada no próximo console. Por mais estranho que pareça, esse suposto próximo console seria desenvolvido em parceria com a Sony também.


O SNES-CD foi um projeto em parceria com a Sony que nunca se concretizou. Seu fracasso cuminou no surgimento do Playstation e N64 - A História dos Vídeo Games - Nintendo BlastCláusulas* contratuais firmadas ainda na década de 1980, no entanto, garantiam à Sony controle total sobre todo e qualquer título escrito no formato SNES CD-ROM. “Inaceitável” foi a palavra utilizada por Hiroshi Yamauchi, que secretamente cancelou o contrato e toda a parceria existente entre as duas empresas. Apesar de anunciar a Philips como nova parceira para dar continuidade ao projeto na Consumer Electronics Show de 1991, todo o “know how” e tecnologia desenvolvidos até alí ficaram em poder da Sony. O que ela fez com isso todos nós já sabemos. Já a Nintendo…

*(Cláusula é toda a disposição de um contrato.)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não utilize palavras de baixo calão.
Não coloque links no comentário para divulgar seu blog ou site.
Os comentários serão revisados.